Em busca da banda menos feia

Aconteceu em questão de horas. Se bobear, foi coisa de minutos até. Nesta capacidade fantástica de copia- cola-repassa que só as redes sociais permitem, foi instalada uma virose quase que instantânea intitulada "Oração - A banda mais bonita da cidade". No meu facebook ou twitter, não foi diferente da maioria dos brasileiros. Quem abriu a sua timeline durante aquele período e nos dias que se seguiram, viu dezenas de amigos reproduzindo e saudando o incrível clipe da incrível música apresentada pela banda paranaense. Eu, assim como você e outras milhares de pessoas, dei o play, apenas para terminar o vídeo coçando a cabeça. O quê exatamente de incrível existe naquele clipe, além da visível alegria dos envolvidos com o que estavam fazendo?

Com uma melodia simplista e uma letra mais repetitiva  e simples ainda, o grupo se filmou a cantar celebrando a arte com amigos, no maior climão à la Beirut. E pra quê o escândalo virtual, gente? Agora, com a poeira baixando e as redes sociais menos infestadas do tal vídeo, eu consigo olhar com mais calma e entender tamanha saudação. Afinal, não tá fácil pra ninguém no cenário musical brasileiro, colega. Nós sofremos uma escassez angustiante de qualidade musical no Brasil - e ouso dizer isso, mas só posso falar do alto dos meus vinte e tantos anos de vida - como nunca se viu antes. 

Em tempos onde Caetano Veloso concorre a prêmio de melhor cantor ao lado de Fiuk, Luan Santana, Michel Teló e Pe Lanza (da gloriosa Restart) - e eu não estou inventando isto! - A banda mais bonita da cidade é lucro, gente. "Oração" é incrível, pois traz na letra "penteadeira" e não frases que terminam com "desejo" e "beijo", para rimar. O clipe é tão maravilhoso, pois não é um picotado sem fim de flashs de gente na balada rebolando umas com as outras. As pessoas são tão fantásticas, pois não são adolescentes vestidos com calça skinny nas cores do arco-íris. É gente querendo fazer um som, mesmo que sem orçamento - e aqui não vou nem falar da qualidade musical - e não gente produzida pra ser garoto-propaganda de refrigerante quando a música do grupo virar hit, muito menos cantora de axé que posa pra caixa de shampoo tonalizante.

A banda mais bonita da cidade, é a mais bonita...porque é a menos feia. Então, está perdoada a histeria coletiva. Tá todo mundo sedento por algo que soe - mesmo que em um longínquo horizonte como o som do  pessoal do Paraná - com música de verdade. Aliás, lanço um desafio: quem conseguir fechar uma mão com artistas de qualidade que atingiram algum sucesso no país nos últimos três anos, ganha um ingresso para ver A Banda mais bonita da cidade. Isso, claro, se alguém conseguir lembrar deles daqui há uma semana. E digo isso já pedindo perdão pela maldade. Mas no fundo, no fundo, você sabe que só compartilhou esse vídeo porque não tem nada melhor acontecendo. Aqui entre nós. Confessa, vai? ;)

Comments
8 Responses to “Em busca da banda menos feia”
  1. Alex says:

    Zero Hora deu destaque ontem pra banda. Fuá todo pra algo de momento. Confesso que fui resistente e só "ouvi" falar da banda e da música e das zilhões de réplicas que surgiram instantaneamente. Hj depois de ler teu texto,fui ver o clipe. Sinceramente, do alto da minha ignorância musical brasileira (proposital)achei normal. Já valendo por não ser algo Teen. Como disseste, é lucro.!! ;)

  2. Rê Peppl says:

    É, Alex...é o resultado de tudo que está faltando na música brasileira. Aí acontece fenômenos desse tipo. Enfim, já é um alívio que pelo menos não é algo impraticável de se ouvir, né?

  3. Gregs says:

    Baita texto, Peppl!
    É por aí mesmo!

  4. Rê Peppl says:

    Dá-lhe Gregs, life-coach! ;)

  5. Anônimo says:

    Concordo Renata! Me diverti também com as diversas paródias também que estão invadindo o youtube, como a "REPETIÇÃO" e uma mais produzida, mas menos engraçada do Rafinha Bastos! Abraço!

    Luis Carlos Pretto : www.luiscpretto.blogspot.com

  6. Rê Peppl says:

    Oi Carlos! Valeu por passar aqui! Os clipes de paródia são os melhores mesmo...espero que esteja tudo na buena aí em Poa! beijo!!

  7. Yuri Teixeira says:

    Olha, eu também assino embaixo. Concordo com toda a análise. E aí vem a parte que mais me divide e que costuma apimentar essa discussão nas rodeenhas de amigos: eu ainda curto mais A Banda Mais Bonita que o próprio Beirut!!! Inclusive o clipe! Acho que o clipe da Banda se apropriou da idéia (mas os maiores já fizeram isso, intencionalmente ou não - faz parte da história e do mundo da música) mas expandiu, realizou algo maior e mais bem produzido. E, no meu caso particular, com uma trilha mais aprazível também! .. ; - ) Volta e meia eu tenho que pedir desculpas pros meus amigos antenados por achar Beirut chatinho, e por achar que o cara cantando "Leãozinho" rocambolicamente soa que nem aquele músico de churrascaria cantando "Twist and Shout": "ah zigue zigue beibe náu" !!... E olha, me dei ao trabalho de ouvir as outras coisas da Banda - e posso dizer que... tudo indica que o papel deles vai mesmo estar restrito ao da menos feita, tadinha, que a gente esquece no final da festa. ; - )

  8. Lock says:

    vou dizer que pensei o mesmo quando vi o vídeo e tb fiquei feliz por ver uma galera se pilhando em fazer um som que, por mais chiclete e simples que seja, não tem a pegada comercial. e realmente é uma pena que não consiga fechar a minha mão com bandas nacionais atuais que sejam demais. difícil, daí ficamos que a menos feia mesmo.

Comente!