Guia: Liverpool for dummies.

Taí uma coisa que todo o fã de Beatles que se preze quer fazer pelo menos uma vez na vida: ir para Liverpool, ver o tal tubo de ensaio de onde saiu a maior banda de rock de todos os tempos. É um passeio pra lá de kitsch e turístico, mas não menos delicioso e fantástico por isso, e para qualquer adorador de música, é diversão - e emoção - garantida. Afinal, foi naquelas ruas, naqueles pubs e docas que John, Paul, George e Ringo cresceram e criaram os primeiros álbuns do grupo que sem dúvida é dono da melhor discrografia da história da música contemporânea.

Eu - pouco fã de sou - tive a oportunidade de ir à Liverpool duas vezes, uma em um dia normal e outra em data comemorativa: Beatles Day (10 de julho) na cidade! De um jeito ou de outro, o passeio bom mesmo é feito pra durar um dia, ou se preferir dois, esticando a noite nos shows que acontecem no icônico Cavern Club. Saindo de Londres, o trem demora cerca de 2:30 para chegar ao destino e -voilá!- lá está você na terra dos fab four!

A primeira impressão pra quem chega lá - segundo o que ouvi de muita gente - é achar a cidade cinza e enfumaçada...mas não deixe esse pessoal que diz isso te enganar: Livepool é linda, muito antiga, muito maior do que você pensa e dona do povo mais simpático que eu já vi na minha vida. É ali que a frase da música Penny Lane, "...where all the people that come and go, stop and say hello", faz todo o sentido. Você sempre vai encontrar alguém disposto a te ajudar, apontar direções, ou jogar conversa fora. O pessoal mais velho da cidade então, adora bater um papo com aquele sotaque scouse querido e muitas vezes, mesmo você não pedindo, moradores te param na rua para saber se você quer alguma informação.


Acho que a primeira coisa a fazer quando se chega na cidade, é ir ao centro de informações local. É lá que você encontra tudo que precisa saber sobre os passeios, compra gadgets e souvenirs (quem nunca, né?) por um preço mais barato, e pode garantir o ingresso para o Magical Mistery Tour, ônibus que leva você aos pontos turísticos relacionados aos Beatles. O passeio não é lá essas coisas, porque não pára em todos os lugares e você fica vendo algumas coisas pela janela, sem contar que, quando pessoal desce, é aquele monte de gente amontoada tentando tirar foto local. Mas eu recomendo que se faça mesmo assim, pra você se situar nos pontos, que são bem distantes um do outro. As casas onde nasceram e moraram os rapazes, por exemplo, ficam bem longe uma das outras:

Depois do passeio - que dura umas duas horas e termina no Cavern club! - eu recomendo comprar a passagem de um dia de ônibus comum (Lá no centro de informações mesmo!) e ir solo aos lugares que você quer ir com mais calma. Para mim, ir sozinho até a rótula da querida rua Penny Lane, e aos portões de Strawberry Fields são passeios obrigatórios. Chegar por conta própria em Strawberry Fields é a sensação mais indescritível do mundo, e o lugar, abençoado. As ruas dos subúrbios de Liverpool são lindas e a luz do local, uma benção pra tirar fotos fantásticas e para os mais empolgados (como yo!), derramar algumas lágrimas.


Depois desses pitstops, vale caminhar pelas docas da cidade, e finalmente, no final da tarde retornar ao Cavern Club, que fica na Mathew Street (ou em Vox Populi, a Beatle Street!) para uma pint e um bom show de rock com alguma banda cover local, não sem antes dar uma olhada nas lojas de discos que tem na região. Se você quiser dar uma de mais de turistão ainda, saindo do Cavern você se hospeda no A hard day´s night, hotel temático que fica quase na frente do bar.
1.Um dos primeiros bares em que os fab four tocaram/2. Dispensa apresentações!/3.Tijolos com nomes de todos os artista que já tocaram no Cavern!/4. Hora do chá no A hard day´s night hotel!
























Para saber mais sobre Liverpool e como chegar lá:
Site dos trens ingleses (parar na estação de Liverpool-Lime Street) - http://www.nationalrail.co.uk/
Site oficial da cidade - http://www.visitliverpool.com
Site do Hotel A hard day´s night - http://www.harddaysnighthotel.com/
Site do Beatles Day - http://www.beatlesday.tv/

Comments
7 Responses to “Guia: Liverpool for dummies.”
  1. natalia. says:

    Eu recomendo MUITO ficar no Hard Day`s Night Hotel! É lindo lindo, mega confortável e não é absurdamente caro. Foi um dos hotéis mais bacanas em que já fiquei :D

  2. Rê Peppl says:

    Pô, eu também adoro o hotel! Acho que é um custo x benefício muito bom, sem contar pela diversão de estar ali do lado do "bafo" todo! ;P

  3. Débora says:

    Em maio vou passar 10 dias em Londres e vou dar uma passada em Liverpool certo! :P

  4. Anônimo says:

    Concordo contigo Renata, Liverpool é demais! Principalmente pra quem é louco por Beatles. Ir no Cavern e ver o local onde fizeram suas primeiras apresentações foi uma das melhores experiências da minha vida, mesmo com aquele bafo úmido e cheiro estranho ehehehe.

  5. Rê Peppl says:

    HAHAHA, ainda bem que não estou sozinha! Também quase morri sufocada dentro do Cavern! E olha que tinha pouca gente dentro...fico imaginando naquelas noites em que os Beatles tocavam lá, na década de 60, como é que a galera sobrevivia!

  6. Quase morri de chorar lendo isso, Renata!

  7. Rê Peppl says:

    Nem me fala, Ester...queria tanto que vocês conseguissem ir lá! Tomara que dê!!!

Comente!