Dorothea soy yo. Mas antes que me perguntem: não, o meu nome não é Dorothea, embora eu ache um nome super digno. E engraçado. Mas sem ser engraçado pastelão. E atrapalhado. Tem alguma coisa neste nome que me lembra estabanação. E literário, porque tem ares de protagonista de livro antigo, embora na realidade quem vos escreve esteja mais para coadjuvante de seriado de comédia, do que para heroína de romance. Mas enfim, Dorothea seria o nome que daria a mim mesma, podendo eu escolher minha alcunha em algum enredo qualquer.

E como dona deste sítio, está batizada Dorothea a menina por trás destas linhas. Dito isso, não tenho nenhuma pretensão de afirmar que o novo nome é parte integrante de um plano para esconder a identidade secreta brilhante que me compete. Não. Dorothea é Renata. E Renata sou eu. Nascida e criada no sul do país (embora eu goste de pensar que isto foi um acidente geográfico). Formada em jornalismo - porque já dizia meu pai que é importante ter um diploma para ser alguém na vida (insira aqui o seu comentário) - autora de algumas peças de teatro, dona de três gatos e alguns álbuns de viagens, cujo currículo inclui dez mil paixões à primeira vista por pessoas, livros, filmes, cidades... e que fica faceira quando os outros a definem: "A Renata? Ai, ela é tão engraçada!". Eu gosto de acreditar nisso aí.

Este blog é sobre o que eu curto ou o que escrevo e curto, ou ainda o que eu escrevo e não curto - não necessariamente nesta ordem - e se interessar a outras pessoas também, vou achar bacana.